terça-feira, 11 de junho de 2013

Vídeo sobre a exposição "Quem nos escreve desde a Serra"


Durante a inauguração da exposição na Penina - Benafim, foi apresentado o vídeo que revela o processo construtivo da exposição “Quem nos escreve desde a serra”, desde a ideia à sua concretização, passando pelas pessoas envolvidas e os meios logísticos necessários, divulgando ainda  alguns dos conteúdos da exposição.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Exposição II: “Quem nos escreve desde a serra”

 
Na Penina - Benafim (Loulé), no dia 10 de Junho, às 21h00 será inaugurada a exposição de rua itinerante que tem como tema as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro na serra do Algarve.
 
No âmbito da inauguração desta exposição, a estela de Barradas regressa temporariamente, até dia 10 de Julho, à freguesia de origem onde foi encontrada e será ainda apresentado o vídeo que revela o processo construtivo da exposição, desde a ideia à sua concretização, passando pelas pessoas e os meios logísticos envolvidos, como também divulga alguns dos conteúdos da exposição.
 
 
Conforme já noticiado, no último mês, a exposição esteve presente em Salir.
 

domingo, 2 de junho de 2013

“À descoberta da escrita do Sudoeste” no Festival de Caminhadas do Algarve

 
No âmbito do 1º Festival de Caminhadas do Algarve que decorreu no Ameixial a 26, 27 e 28 de Abril, uma das actividades foi a realização de um Peddy Papper, para pais e filhos, com o tema “À descoberta da escrita do Sudoeste”, tema escolhido para o grafismo do Festival.
 
 
Tendo como objectivos a interacção dos participantes com o meio ambiente, os habitantes da aldeia, os seus saberes e tradições, mas também como forma a divulgar e promover o património natural e cultural do Ameixial, cerca de 40 pessoas, mais de 10 famílias, participaram nesta actividade.
 
 
 
A actividade tinha como tema a escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro e implicou realizar um percurso com cerca de 2km onde se tinha de encontrar cinco pistas. Os participantes, no início do Peddy Paper, recebiam um envelope com um texto introdutório sobre o tema do Peddy Paper, um mapa da aldeia e a equivalência dos signos da escrita do Sudoeste a algumas letras do nosso alfabeto.
 
 
 
De uma forma lúdica e divertida pela aldeia, a partir dos dados entregues, estava indicado o que cada equipa tinha de fazer, nomeadamente decifrar alguns enigmas e cumprir alguns desafios a partir dos signos da escrita do Sudoeste e sobre o seu período cronológico.
 
 
 
Gostaríamos de agradecer a Joana Alho a ideia de envolver o Projecto ESTELA neste Peddy Papper, promovido pela Câmara Municipal de Loulé com a organização da ProActiveTur, bem como a atenção dada à implementação e acompanhamento desta actividade.