domingo, 27 de outubro de 2013

A escrita do Sudoeste e Mesas do Castelinho na Arqueologia em Portugal no século XXI


 
A Academia das Ciências de Lisboa organiza um ciclo de conferências dedicado à Arqueologia em Portugal no século XXI. Sob coordenação de João Luís Cardoso, o ciclo irá decorrer entre 4 de Novembro e 4 de Dezembro, nas instalações da Academia. 
Neste conjunto de palestras e visitas destacaríamos as de Carlos Fabião sobre as Mesas do Castelinho no dia 13 de Novembro e de Amílcar Guerra sobre a escrita do Sudoeste no dia 26 de Novembro. Ambas iniciam-se às 17h.
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Inauguração da exposição “Quem nos escreve desde a Serra” na Penina

 
 
O segundo dos lugares a receber a exposição de rua itinerante “Quem nos escreve desde a Serra”, dedicada às estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro na serra do Algarve, foi a Penina - Benafim, no dia 10 de Junho.
 
 
 
Espalhada pela Aldeia, a inauguração da exposição foi acompanhada pela exibição do vídeo que revela o seu processo construtivo, desde a ideia à sua concretização, passando pelas pessoas envolvidas e os meios logísticos necessários, divulgando ainda alguns dos conteúdos da exposição.
 
 
 
 
A visita guiada à exposição incluiu ainda a apresentação pública da estela com escrita do Sudoeste de Barradas que esteve no “Mini-Museu” aí existente, bem como a reprodução de uma “conversa animada” na paragem de autocarro.
 
 
  
  
Espontaneamente a inauguração culminou com uma festa organizada pela população da Aldeia, onde se aproveitou para conversar sobre sítios arqueológicos e para algumas pessoas irem buscar e mostrarem os seus achados arqueológicos.

 
 
A exposição faz parte de uma colaboração da Câmara Municipal de Loulé com o Projeto ESTELA e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir, do Museu Municipal de Faro, da Direção Geral do Património Cultural e do Museu Nacional de Arqueologia.