domingo, 10 de agosto de 2014

Inauguração da exposição “Quem nos escreve desde a Serra” em Quarteira



A exposição de rua itinerante “Quem nos escreve desde a Serra”, dedicada às estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro na serra do Algarve, foi inaugurada no dia 1 de Agosto na Praça do Mar em Quarteira. Esta ficará patente até ao final dia 31 deste mês.
 

Depois de ter estado patente no seu espaço de “origem” (Salir, Penina - Benafim e Ameixial), encontra-se agora junto do litoral. Com o objectivo de chegar a novos públicos, residentes do concelho de Loulé e turistas que visitam a região do Algarve à procura do sol e da praia.
 

Na preparação da exposição procurou-se que em perspectiva esta fosse avistada desde longe, como se de um “muro” se tratasse, sendo necessário contorná-lo.

 
Entre as várias pessoas que estiveram presentes na visita guiada à exposição durante a inauguração, contou-se com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé Vitor Aleixo e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira Telmo Pinto.

 
A visita guiada à exposição incluiu ainda a abordagem contemporânea do tema pelo artista plástico El Menau. Através da realização desta performance de pintura mural exprimiu em três painéis, com seis diferentes concepções, a sua imaginação e arte, deixando para o visitante a livre interpretação.

 
A exposição faz parte de uma colaboração da Câmara Municipal de Loulé com o Projeto ESTELA e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir, do Museu Municipal de Faro, da Direção Geral do Património Cultural e do Museu Nacional de Arqueologia.

 

 

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A escrita do Sudoeste na primeira página do Diário do Alentejo


A edição desta semana do Diário do Alentejo tem como tema de capa a escrita do Sudoeste.  A escrita que vem dos confins dos tempos” é uma reportagem, com texto de Nélia Pedrosa e fotos de José Ferrolho, que partiu de uma agradável conversa nos últimos dias das escavações das Mesas do Castelinho e da Portela da Arca.

Este destaque no principal jornal do Baixo Alentejo faz um ponto de situação em torno da escrita do Sudoeste, assim como do Projecto ESTELA, e esperemos que desperte motivação acrescida para visitarem o Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar, a exposição "Quem nos Escreve Desde a Serra patente na Praça do Mar em Quarteira e o sítio arqueológico das Mesas do Castelinho.