terça-feira, 25 de novembro de 2014

A estela da Abóbada foi escolhida para o “Young Scenographers Contest”


 
O EuroVision: Museums Exhibiting Europe (EMEE) está  a promover o “Young Scenographers Contest”, intitulado: «One Object – Many Visions – EuroVisions».
 
O EMEE é um projecto para o desenvolvimento dos museus nacionais e regionais da Europa, financiado pelo Programa Cultura da Comissão Europeia. Pretende criar abordagens inovadoras e interdisciplinares para os museus reinterpretarem os seus objectos no contexto da história da Europa.
 
O Projecto ESTELA é um dos parceiros do Museu Nacional de Arqueologia, na sequência da colaboração iniciada durante as Jornadas Europeias do Património.
 
Assim, promove o EMEE o “Young Scenographers Contest”, um concurso internacional de design interdisciplinar com o objectivo de envolver os jovens designers a criar ideias inovadoras e criativas. Pretende que se concebam novas ideias e se desenvolvam conceitos diferentes para expor os objectos museológicos, seja através de novos meios de apresentação ou de novos enquadramentos cenográficos, criando assim distintas abordagens e permitindo a fruição destes bens arqueológicos, numa perspectiva multidisciplinar e estimulante para as futuras gerações e dando-lhe ainda uma memória europeia colectiva.
 
Foram escolhidos pelas 8 instituições europeias participantes 22 objectos. Do Museu Nacional de Arqueologia (representante nacional) foram escolhidas 4 peças, sendo que uma delas é a estela com escrita do sudoeste da Abóbada, a par de um vaso campaniforme, uma lucerna de terra sigillata e um candil.
 
O registo para integrar o concurso termina a 28 de Novembro, mas para mais informações sobre como participar, os prémios, as datas de submissão de propostas, entre outras informações, pode visitar a página de internet do Young Scenographers Contest.
 
 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Lançamento do n.º 14 da Revista Al-úlyá

 
No dia 22 de Novembro, pelas 16h, no Arquivo Municipal de Loulé, vai ser lançada a Revista Al-úlyá nº 14. A Revista do Arquivo Histórico Municipal de Loulé vai ser apresentada publicamente por Guilherme Oliveira Martins.
 
Neste número, existem três artigos de arqueologia, sendo que um dos trabalhos é da autoria do Projecto ESTELA, intitulado: “As Estelas com escrita do Sudoeste do concelho de Loulé” (pode consultar o resumo do trabalho aquando do anúncio desta participação). Os outros referem-se  à ocupação romana no interior do concelho de Loulé e  ao hammam de Loulé.
 
A cerimónia realiza-se no espaço do Arquivo Municipal de Loulé, onde também será apresentado por Luís Miguel Duarte o Suplemento com as Actas de Vereação do século XVI (1522-1527).
 
 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Participação na "Mesa Redonda sobre Turdetânia e Turdetanos"

 
Nos dias 21, 22 e 23 de Novembro vai-se realizar a "Mesa Redonda sobre Turdetânia e Turdetanos", uma organização do Museu da Lucerna, da Cortiçol e do Município de Castro Verde.
 
Neste evento irão participar vários investigadores que se têm debruçado sobre o final da Idade do Bronze e a Idade do Ferro no Sudoeste Peninsular, em distintas temáticas como: a arqueologia, a linguística, a numismática, entre outras.

“Entre as fronteiras da Serra e da escrita do Sudoeste, o contributo do Projecto ESTELA”, é o título da comunicação cujo resumo é:
 
"O Projecto ESTELA – sistematização da informação das estelas com escrita do Sudoeste - pretende contribuir para a revisão dos conhecimentos sobre quem produziu esses monumentos epigráficos, tentando compreender as relações entre os espaços habitacionais, o mundo funerário e as inscrições. Assim, através da caracterização destes contextos arqueológicos e dispersão espacial tenta-se compreender esta(s) a(s) sociedade(s) e agregar elementos que possam revelar construções/ delimitações porventura identitárias".
 
As inscrições podem ser realizadas ao dia 17 de Novembro, para o mail: museulucerna1@sapo.pt. O pagamento no dia do evento é de 25€ e inclui as actas e as visitas. Para mais informações sobre a Ficha de inscrição e o programa completo pode consultar aqui.
 
 
 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Fotografias da inauguração da exposição “Coleção de Arqueologia José Rosa Madeira: de volta a um passado”

 
A exposição “Coleção de Arqueologia José Rosa Madeira: de volta a um passado” patente no Museu Municipal de Faro, foi inaugurada no dia 2 de Outubro e pode ser visitada até 4 de Outubro de 2015.
 
 
Na inauguração estiveram presentes cerca de 30 pessoas, onde se incluíam alguns familiares do homenageado, os representantes da Comissão Executiva da Universidade do Algarve e do Projecto ESTELA, o director do Museu Municipal de Faro, o vice-presidente e vereador para a Cultura desta Autarquia.
 
 
Conforme foi aqui referido, para além de informações sobre este investigador louletano são apresentados alguns dos mais emblemáticos objectos da colecção composta por cerca de 90 peças. Nomeadamente alguns relacionados com a Idade do Ferro e a escrita do Sudoeste como a estela do Monte da Portela e as três contas de colar oculadas de pasta vítrea.
 
 
Gostaríamos de agradecer à Câmara Municipal de Faro e em especial a toda a equipa do Museu Municipal que nos dirigiu o convite e realizou parte deste registo fotográfico, nas pessoas de Nuno Teixeira, Nuno Beja e Marco Lopes.