No âmbito da continuação do Projecto Estela, um dos trabalhos planeados para o Verão de 2012 é a intervenção na Portela da Arca, no concelho de Almodôvar.
Os trabalhos arqueológicos propostos têm por objetivo aferir as observações induzidas pela prospeção e o recolher informação arqueológica que permite contribuir para o conhecimento da Idade do Ferro nesta área central do fenómeno da escrita do Sudoeste.
O sítio da Portela da Arca, descoberto em 2009, foi selecionado por se destacar como um dos poucos locais que se poderia interpretar como um contexto de eventual povoado. Inserido no conjunto de sítios do planalto dos Montes das Antas, junto da linha de festo entre o rio Mira e a Ribeira de Ferranhas, localiza-se entre as necrópoles da Idade do Ferro de Mouriços/ Antas de Cima (escavada no início dos anos 70 do século XX) e a necrópole da Abóbada (intervencionada entre 2010 e 2011 no âmbito deste projecto) o que reforça a escolha para aqui se realizarem trabalhos arqueológicos.
Aqui destaca-se um montículo artificial de terra disposto numa elevação entre dois barrancos, com declive mais acentuado a Norte, e apresenta alguns elementos pétreos dispersos e material cerâmico numa área superior a 300m2. Na abundante presença de material cerâmico que o contextualiza na Idade do Ferro salienta-se um conjunto de fragmentos com decoração que os situa entre os séculos VII e V a.C. e com paralelos mais próximos em Fernão Vaz (Ourique).
Com o apoio logístico da Câmara Municipal de Almodôvar e com a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os trabalhos dirigidos pelos arqueólogos Samuel Melro e Pedro Barros irão decorrer até ao final de Julho. Na mesma altura decorrem os trabalhos no povoado das Mesas do Castelinho sob coordenação dos Profs. Dr. Carlos Fabião e Amílcar Guerra (UNIARQ).
Sem comentários:
Enviar um comentário