sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Estela com escrita do Sudoeste do Tavilhão I, do Monte da Portela (Loulé)


O Projecto Estela colaborou com o Museu Municipal de Faro (Câmara Municipal de Faro) na divulgação online de uma das suas peças mais emblemáticas.

O texto refere-se à Estela com escrita do Sudoeste do Tavilhão I, do Monte da Portela (Loulé) encontrada por José Rosa Madeira, natural do Ameixial (Loulé) e dada a conhecer por José Leite de Vasconcelos, depois de a ver no Museu Municipal de Faro em 1933. Esta faz parte de um conjunto de 12 estelas com escrita do Sudoeste localizado numa área concentrada, nos limites dos concelhos de Loulé e de Almodôvar.
 
Tendo por base o artigo “As Estelas com escrita do Sudoeste do concelho de Loulé” que está previso sair no próximo número da Revista do Arquivo Histórico Municipal de Loulé - Al-'Ulyã, apresenta-se esta peça de uma forma generalista e contribui-se para o esclarecimento da sua localização, trabalho resultante da investigação arqueológica empreendida pelo Projecto ESTELA naquele concelho algarvio.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Laboratório de Arqueociências coopera com o Projecto Estela


No âmbito do Projecto de Investigação Plurianual que se encontra a decorrer, o Projecto Estela: investigação em torno da escrita do Sudoeste, participou num concurso que tinha como objectivo “dar início a um novo programa de cooperação científica com a Comunidade Arqueológica Nacional” com “a realização de estudos específicos e prestação de serviços nas áreas da Arqueozoologia, Paleobotânica e Geoarqueologia”. Este concurso foi promovido pelo então Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, IP), através da participação directa do seu Laboratório de Arqueociências.
A proposta entregue tem como objectivo contribuir para a resolução de questões sobre a natureza, composição e origem de alguns sedimentos identificados durante os trabalhos de escavação arqueológica e que se julgam fundamentais para a compreensão dos sítios, incidindo nas áreas disciplinares de Geoarqueologia e Paleobotânica.
Após avaliação, a candidatura do Projecto Estela foi uma das quatro selecionadas e já contou com uma primeira visita ao terreno de Ana Costa e Randi Danielsen.

 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Associação Arqueológica do Algarve apoia o Projecto Estela

A Associação Arqueológica do Algarve, com quem se tem colaborado, atribuiu uma bolsa de apoio ao Projecto ESTELA para a concretização de alguns dos seus objectivos, nomeadamente para o estudo das colecções arqueológicas depositadas nos museus, para o estudo laboratorial dos restos osteológicos humanos das cremações da necrópole da Abóboda, e para a conclusão dos trabalhos de prospecção arqueológica nos concelhos de Almodôvar e Loulé.
Os restos humanos da necrópole da Abóboda consistem em deposições secundárias sem recurso a urna, excepto num caso. Após a cremação, os ossos foram directamente sepultados no solo. Apesar da fragmentação elevada, estes ossos ainda encerram em si informações preciosas sobre as práticas funerárias das populações que habitaram a região durante a Idade do Ferro.  
A partir de uma análise dos restos humanos, pretende-se por isso determinar alguns aspectos relacionados com a cremação – a sua intensidade e extensão – e com o perfil biológico dos indivíduos - sexo e idade - que compõem a amostra. Desejavelmente, estes dados permitirão obter informação acerca da mentalidade e prática funerária dos habitantes locais. 
Adoptando uma escala de análise mais alargada, este trabalho contribuirá também para um olhar mais abrangente sobre o conjunto de populações que partilharam a mesma cronologia e a mesma geografia.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Reportagem da escavação da Portela da Arca


O jornal Sulinformação divulgou as escavações arqueológicas que decorreram durante o mês de Julho no sítio da Portela da Arca.


Este meio de imprensa reporta “toda a informação sobre o Algarve e Baixo Alentejo (e não só), num jornal criado em setembro de 2011 por um grupo de jornalistas profissionais”. Conta num dos seus objectivos “garantir o acesso livre dos seus leitores à informação” e tem, no seu estatuto editorial, “a divulgação do património histórico-cultural” como uma das suas convicções. O trabalho e a investigação jornalística foram feitos pela jornalista Elisabete Rodrigues.




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mesas do Castelinho na National Geographic



No número de Agosto da edição portuguesa da revista National Geographic é publicada uma breve síntese dos resultados obtidos com os trabalhos arqueológicos dirigidos por Carlos Fabião e Amílcar Guerra desde 1989 no sítio de Mesas do Castelinho – Almodôvar.

 

Em destaque são apresentadas infografias das duas grandes fases do povoado e algumas peças arqueológicas, nomeadamente uma cabeça humana de terracota encontrada num contexto secundário da Idade do Ferro e que sintetiza as iconografias mediterrânea (cabeça rapada e ausência de barba) e “céltica” (nariz pouco proeminente e olhos redondos e frontais). Actualmente, faz parte da exposição temporária Vida eMorte na Idade do Ferro, patente no Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar.