quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Projecto Estela ganha bolsa de investigação do DAI

 
O projecto ESTELA candidatou-se à Bolsa de Investigação do Instituto Arqueológico Alemão (DAI), instituída entre aquele Instituto e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC).
 
 
A pretensão tem como objectivo proceder à revisão da informação existente, através do levantamento documental dos achados recolhidos no actual território espanhol, assim como da bibliografia associada a este importante tema da proto-história Peninsular e em particular do Sudoeste Português. Esta proposta inscreve-se no trabalho de investigação científica que está em curso, que tem por objectivo último a sistematização da informação das estelas com escrita do Sudoeste.
 
O júri destas instituições determinou a atribuiçãoda Bolsa de 2012 ao projeto ESTELA apresentado pela arqueóloga Susana Estrela. As acções propostas irão ser desenvolvidas na Delegação de Madrid do DAI.
 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Faleceu Jürgen Untermann



 
Quem partilhou a sua amizade, terá muita dificuldade em esquecer, a sua irremediável perda, particularmente sentida pelo facto de nele se conjugarem um conjunto de virtudes que faziam dele uma pessoa excepcional. De um lado as suas qualidades humanas, por todos bem conhecidas: a sua delicadeza e sensibilidade, a sua generosidade e permanente disponibilidade para acolher todos os que o procuravam, a sua extrema modéstia, marcada mesmo por alguns laivos de insegurança que davam ainda maior relevo à sua estatura como homem de ciência. No domínio científico sobressaíam, para além da sua enorme capacidade de trabalho, demonstrada em particular nos vários volumes dos Monumenta Linguarum Hispanicarum, o rigor, a honestidade e a solidez da sua investigação.
 
O domínio das escritas e línguas paleo-hispânicas constituiu um dos que mais concitou a sua atenção, tendo dedicado, no que expressamente diz respeito ao âmbito das escritas do Sudoeste da Hispânia, uma obra de referência, o volume IV dos seus Monumenta, publicado em 1997. Este livro fundamental para os estudos destes temas é constituído por um repertório da documentação epigráfica pertinente e por uma análise rigorosa de todo esse repositório. A esta obra juntou muitas outras referências fundamentais sobre o tema, no qual era um eminente especialista.
 
Neste contexto, as estelas de Almodôvar, para além de terem feito parte do seu trabalho, fizeram também parte da sua vida e ficaram associadas a momentos para ele inesquecíveis. Do mesmo modo, também ele se tornou inesquecível para todos os que o conheceram --- por isso a sua memória ficará inevitavelmente ligada a estas paisagens e a estas pedras, a estas lápides que de alguma forma são suas.
 
 
Amílcar Guerra

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Olhar 2012 e pensar 2013


Em 2012 o Projecto ESTELA continuou a divulgar os trabalhos do projecto e os resultados da investigação em torno da escrita do Sudoeste.


Em termos científicos, é de registar a participação no na reunião Sidereum Ana III com a reflexão dos contributos do Projecto ESTELA para o conhecimento da Idade do Ferro entre o Baixo Alentejo e o Algarve e no VI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular com os resultados obtidos na escavação da necrópole da Abóbada. Procurou-se ainda sistematizar a investigação em torno das primeiras identificações das estelas com escrita do Sudoeste, nomeadamente das estelas do Cenáculo (I e II), de Estácio da Veiga, em particular das provenientes da necrópole da Fonte Velha de Bensafrim e da estela do Monte da Portela.

O desenvolvimento da investigação durante 2012 só se tornou possível com o precioso apoioda Associação Arqueológica do Algarve no estudo dos restos humanos da necrópole da Abóbada e do espólio da necrópole do Monte da Atafona, bem como com a cooperação do Laboratório de Arqueociências da Direcção Geral do Património Cultural e da Câmara Municipal de Almodôvar na campanha de escavação arqueológica de 2012 no sítio da Portela da Arca (Almodôvar), alvo de uma reportagem diária e foi divulgado na imprensa. É ainda de se referir que a mensagem mais vista do ano passado foi relacionada com este trabalho arqueológico.

No âmbito da divulgação da escrita do Sudoeste e da Idade do Ferro no Baixo Alentejo e Algarve realizou-se uma visita guiada a estudantes da Universidade de Marburg, informou-se de uma conferência associada a este Projecto sobre as Mesas do Castelinho - este sítio e o projecto que se desenvolve desde 1989 foram ainda alvo de divulgação na edição portuguesa da National Geographic - e ainda anunciou-se o novo material promocional do Museu da Escrita do Sudoeste.

Em 2013, para além de continuarmos a concretizar o que temos programado para o projecto científico como é a sistematização da investigação, o contribuir para o conhecimento da Idade do Ferro em colaboração com as Autarquias de Almodôvar, Loulé e Faro e a continuação da campanha de escavação na Portela da Arca (Almodôvar). Estamos empenhados em dar corpo à visão social do projecto, ou seja, procurou-se conjugar a investigação científica com as orientações e o planeamento das ações de valorização, divulgação, educação e fruição das paisagens culturais. Ambicionamos contribuir para o fortalecimento de uma relação de identidade das pessoas com o seu património, criando as bases para que as estelas com escrita do Sudoeste, um dos maiores ícones da Idade do Ferro do Sul de Portugal, sejam uma imagem de marca da Serra do Algarve e Baixo Alentejo.

Uma nota final ainda para justificar a pouca regularidade na manutenção deste blog se dever ao facto deste ser desenvolvido em período paralelo à actvidade profissional dos seus colaboradores, e o tempo ser sempre insuficiente para dar a desejada resposta e dedicação que lhe gostaríamos de dar.