segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Visitas guiadas, oficinas pedagógicas e conferência nas Jornadas Europeias do Património

 

Dia 25, 26 e 27 de Setembro tem lugar mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao "Património Industrial e Técnico". Em parceria com o Museu Nacional de Arqueologia, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a equipa EuroVision Museum Exhibiting Europe, o Projecto ESTELA vai colaborar nalgumas das actividades promovidas por este Museu.
 

No dia 25, pelas 10h30, realiza-se a oficina pedagógica “Quem nos escreve misteriosas mensagens desde a serra.” Aqui, a escrita do sudoeste que ainda hoje permanece misteriosa, pois não foi possível decifra-la, serve de inspiração num desafio à imaginação para criar histórias sobre as pessoas que nos deixaram estas mensagens. Da parte da tarde, pelas 16h, está prevista uma visita guiada às exposições temporárias “Quem nos escreve desde a Serra” e Exposição evocativa de “A I Idade do Ferro no Sul de Portugal: Epigrafia e Cultura”. 35 anos, 1980-2015. Já pelas 17h vai-se realizar a oficina pedagógica “Cada estela, uma tela”, actividade que pretende explicar as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, para que o público possa “escrever” a sua “estela”.
 

No dia 26, à mesma hora, repete-se a visita guiada às exposições sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro através de um discurso atual e criativo. Antes, pelas 15h30, Amílcar Guerra apresenta a peça do mês “Estela com escrita do sudoeste de Tavilhão, Almodôvar” que está classificada como tesouro nacional e foi descoberta num sítio arqueológico da Idade do Ferro, entre o Alentejo e o Algarve. Esta revela uma inscrição da mais antiga forma de escrita da Península Ibérica e um dos maiores mistérios da Arqueologia europeia. O dia termina com a oficina pedagógica “Cada estela, uma tela” pelas 17h.
 

No dia 27, pelas 11h, a oficina pedagógica "Máquina do Tempo: objetos antigos, novas tecnologias" conta com animações digitais que se escondem nalguns dos objectos das exposições dedicadas à escrita do Sudoeste. Pelas 15h, a oficina pedagógica “Um objeto, muitas visões” vai servir para os participantes imaginarem uma história/ visão de uma forma criativa sobre um de 5 objectos arqueológicos, onde se inclui a estela com escrita do Sudoeste da Abóbada - Almodôvar. E o programa encerra pelas 16h com uma nova visita guiadas às exposições.
 

Para além destas actividades, está prevista a inauguração da exposição de desenhos "(a)Riscar o Património 2014", no dia 25 pelas 18h, e no dia 26 às 11h a visita guiada à exposição da Sala Egípcia.
 

Dirigidas ao público em geral e a famílias, todas estas acções de sensibilização patrimonial são de entrada livre e estão inseridas no plano de actividades das referidas exposições. No entanto, algumas requererem uma inscrição prévia e tem número limitado de participantes. Para mais informações e inscrições o Museu pode ser contactado através do telefone: 213 620 000.
 

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, divulgadas pela Direção-Geral do Património Cultural a um nível nacional. As jornadas têm como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Entre as muitas actividades que se desenvolvem há um programa completo que engloba oficinas pedagógicas, projeções de documentários/ filmes, encontros/ conferências, espectáculos artísticos,  exposições, peddy/ rally papers, rotas patrimoniais/ itinerários culturais,  visitas guiadas/ percursos orientados, entre muitas outras actividades.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário