sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mesas do Castelinho em teses de Mestrado


Foi o projecto de investigação e valorização das Mesas do Castelinho, à frente do qual estão Carlos Fabião e Amílcar Guerra (2008), que proporcionou em boa medida a existência do Projecto ESTELA. Dificilmente um e outro podem ser separados, cruzados que estão nas pessoas e nos esforços de investigação levados a cabo ao longo dos mais de 20 anos de aprendizagem e partilhas que tem lugar no concelho de Almodôvar e em particular junto das gentes de Santa Clara-a-Nova.

Por este motivo, fazemos eco de vários trabalhos de investigação científica realizados no âmbito de Mestrado, que serão apresentados em breve na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

João Nuno Marques dos Santos Miguez - As Fíbulas do Sudoeste da Península Ibérica enquanto marcadores étnicos: o caso de Mesas do Castelinho (26/01 – 10h, Sala 8.1)

Catarina Susana Antunes Alves - A cerâmica campaniense de Mesas do Castelinho (26/01 – 15h, Sala 8.1)

Susana Maria Gonçalves Estrela - Os níveis fundacionais da Idade do Ferro de Mesas do Castelinho (Almodôvar): os contextos arqueológicos na (re)construção do povoado (28/01 – 10h, Sala 5.2)


Bibliografia:

FABIÃO, C. e GUERRA, A. (2008) – Mesas do Castelinho (Almodôvar). Um projecto com vinte anos. Al-madan. Revista de Almada: Centro de Arqueologia de Almada. II Série, nº 16, p. 92- 105.

Sem comentários:

Enviar um comentário