quinta-feira, 20 de outubro de 2011

9º Encontro de Arqueologia do Algarve


Começa hoje o 9º Encontro de Arqueologia do Algarve que decorre até ao dia 22 de Outubro, na Fissul em Silves.

O projecto Estela participa no encontro com o poster "Projecto ESTELA: uma revisão das estelas com escrita do Sudoeste e vestígios proto-históricos na serra do concelho de Loulé" (Pedro Barros, Samuel Melro e Susana Estrela).

RESUMO:

Os trabalhos arqueológicos do Projecto Estela desenvolvidas durante os anos de 2010 – 2011 pretenderam rever os dados existentes (contextos, sítios, estelas, materiais), partindo de uma investigação dos dados dos trabalhos já realizados (levantamento documental, estudo de colecções em depósito) e da verificação desses dados no terreno (prospecções). O objectivo é a problematização da ocupação Proto-histórica nas freguesias serranas de Loulé, dentro do contexto geográfico e paisagístico que marca a região, com um particular ênfase sobre a temática das estelas da Idade do Ferro com escrita do Sudoeste.

O conjunto de dados disponíveis e agora coligidos para reconstituir a vivência humana ao longo do I milénio a.C. comporta sobretudo vestígios em torno do mundo funerário e muito poucos acerca dos povoados. As inúmeras limitações existentes condicionaram leituras mais concretas nesta área, no entanto, os trabalhos arqueológicos permitiram ilustrar de forma mais completa a complexidade das temáticas em torno da ocupação da Idade do Bronze, da distribuição das necrópoles da Idade do Ferro, das estelas com escrita do Sudoeste e da organização do território antes da ocupação de época romana.

Com estes dados espera-se contribuir, através de um espaço museológico como o Museu Municipal de Arqueologia de Loulé, para a criação de acções que conjuguem a investigação e a valorização, a divulgação, a educação e a fruição das paisagens culturais, e desta forma fortalecer uma relação de identidade das pessoas com o património.

Sem comentários:

Enviar um comentário