sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular – contributo do Projecto ESTELA


Já aqui anteriormente noticiámos a participação do Projecto ESTELA no VI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular realizado em Villafranca de los Barros (Badajoz), entre os dias 4 e 6 de Outubro. Este contou com a apresentação da comunicação “A necrópole da Abóboda (Almodôvar): Trabalhos Arqueológicos 2010/ 2011” que contou com o seguinte Resumo:


A escavação arqueológica na necrópole da Idade do Ferro da Abóbada decorreu no âmbito do Projecto ESTELA. Tinha como objectivo a caracterização do local de proveniência da chamada “Estela do Guerreiro”, identificada em 1972 e assim apelidada por representar ao centro da inscrição com escrita do Sudoeste uma figura humana interpretada como um guerreiro.


O resultado dos trabalhos aí desenvolvidos entre 2010 e 2011 permitiram reunir um conjunto de Informação quanto à cronologia, tipo de estruturas funerárias e documentar os respetivos rituais funerários. Apesar da sua afectação pela lavra mecânica, foi possível registar a presença de dois monumentos funerários pétreos quadrangulares e de diversos covacho sem fossa simples com deposição secundária das cremações.

Os restos humanos apresentam-se completamente calcinados e a sua fragmentação é muito elevada. Foram depositados diretamente no solo sem recurso a urna e as evidências sugerem que a cremação se terá dado pouco tempo após a morte, com os tecidos moles ainda presentes


Estes trabalhos contaram com a colaboração dos alunos do Curso de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de David Gonçalves, Amílcar Guerra, Carlos Fabião (Universidade de Lisboa) e da Câmara Municipal de Almodôvar aos quais agradecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário