sexta-feira, 3 de maio de 2013

Exposição I: “Quem nos escreve desde a serra”




Em Salir, no dia 9 de maio, às 18h00 será inaugurada a exposição de rua itinerante que tem como tema as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro na serra do Algarve.

Na Península Ibérica, há mais de 2500 anos, os povos do Sul de Portugal e da Andaluzia transformaram e adaptaram o alfabeto fenício e criaram uma escrita própria da língua falada na região, a escrita do Sudoeste, cujos vestígios se concentram na serra do Algarve.

Pretende-se agora divulgar os materiais arqueológicos provenientes do concelho de Loulé e dar a conhecer a investigação realizada sobre este período, a escrita, o modo de vida e da morte.

No âmbito desta exposição será ainda exposta ao público, no Pólo Museológico de Salir e pela primeira vez, a estela com escrita do Sudoeste encontrada no Viameiro (Salir).

A escrita do Sudoeste é uma realidade histórica de cariz excepcional, uma imagem de marca da serra e um símbolo privilegiado da herança histórica do Algarve, pois trata-se da mais antiga manifestação de escrita da Península Ibérica que, ainda hoje, está por decifrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário