terça-feira, 22 de abril de 2014

2º Festival de Caminhadas do Algarve

 
O 2º Festival de Caminhadas do Algarve, nos próximos dias 25, 26 e 27 de Abril, volta ao Ameixial, aldeia situada no limite norte do Algarve, na fronteira com o Alentejo, no meio da Serra do Caldeirão. Como forma de identidade e diferenciação, o grafismo do Festival continua inspirado na escrita do Sudoeste, símbolo privilegiado da herança histórica da região e uma das imagens de marca da serra.
 
Durante três dias, as actividades dividem-se por mais de vinte “percursos pedestres, corridas de montanha, workshops, património natural e cultural, animação, música, gastronomia, conversas, aprendizagem, convívio...”. A participação neste evento é gratuita, mas requer inscrição prévia junto da organização.
 
O Projecto ESTELA estará presente logo no primeiro dia, a 25 de Abril pelas 19h, a guiar uma visita à exposição de rua itinerante Quem nos escreve desde a Serra onde se ilustra alguns dos materiais arqueológicos provenientes do concelho de Loulé e se dá a conhecer a investigação realizada sobre a Idade do Ferro na serra do Algarve, as estelas com escrita do Sudoeste e o modo de vida e da morte destes povos. Esta exposição faz parte de uma colaboração da Câmara Municipal de Loulé com o Projecto ESTELA e conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir, do Museu Municipal de Faro, da Direção Geral do Património Cultural e do Museu Nacional de Arqueologia.
 
Acompanharemos também o percurso pedestre guiado pela Liga para a Protecção da Natureza previsto para a manhã do segundo dia, a 26 de Abril (Sábado) e guiamos uma das caminhadas temáticas do último dia dedicada à “escrita do Sudoeste”. Neste último, serão percorridos cerca de 4km ao longo da ribeira do Vascanito e se visitarão três dos sítios arqueológicos onde apareceram estelas nesta região, em constante contacto com a natureza da região.
 
Ainda no último dia do Festival, a 27 de Abril (Domingo) pelas 11h, daremos apoio a um Peddy Papper para famílias dedicado à escrita do Sudoeste, numa interação com o meio ambiente, os habitantes do Ameixial e à descoberta do património natural e cultural da aldeia.
 
O 2º Festival de Caminhadas do Algarve é organizado pela ProActiveTur e pelo Projecto ESTELA, sendo uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé, com os apoios da Junta de Freguesia do Ameixial e em parceria com a Direcção-Geral do Património Cultural. Mais informação em 2º Festival de Caminhadas do Algarve.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário