terça-feira, 27 de maio de 2014

E assim aconteceu o 2º Festival de Caminhadas do Algarve


 
O 2º Festival de Caminhadas do Algarve que decorreu nos dias 25, 26 e 27 de Abril voltou a levar cerca de 200 pessoas ao Ameixial a percorrer a serra entre o Alentejo e o Algarve. Durante os três dias puderam participar nas mais de vinte actividades que revelaram a riqueza ambiental, cultural e humana que estas terras têm.

 

Para além da fruição que os participantes fazem da região, cumpre-se o objectivo de promoção desta região do interior algarvio e concretiza-se um retorno económico significativo para o comércio local, pois implica toda uma logística que triplica a população da aldeia.

 

Como forma de identidade e diferenciação, a escrita do Sudoeste da Idade do Ferro marca presença não só nalgumas das actividades realizadas, na presença da réplica de Corte Pinheiro, mas sobretudo no grafismo associado ao Festival que é inspirado nesta escrita, símbolo privilegiado da herança histórica da região e uma das imagens de marca da serra.

 
 
 
 

Destaque-se ainda um esforço que houve nesta edição para a promoção do Festival fora de portas. Esta iniciou-se na Bolsa de Ciclismo e Caminhadas, através da ProActiveTur, em Amesterdão e foi visitada por mais de 20.000 mil pessoas. Já no Festival de Caminhadas do Algarve houve uma cobertura mediática por jornalistas nacionais, pelo sempre atento Sul Informação, e internacionais da imprensa especializada, nomeadamente da Holanda, França, Dinamarca e Inglaterra, através da colaboração da Associação Turismo do Algarve.

 
Um dos desejos do 1º Festival de Caminhadas do Algarve foi concretizado no Festival deste ano: no final foi inaugurado o Abrigo de montanha que se localiza na antiga fábrica de cortiça do Ameixial e é gerido pela Junta de Freguesia. Este espaço irá dar apoio ao Turismo de Natureza e será um factor dinamizador da região para que estas actividades ocorram durante todo o ano.
 

Esta foi uma organização da ProActiveTur e do Projecto ESTELA, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia do Ameixial e a Direcção-Geral do Património Cultural.

 

E… porque para o ano há mais, marquem as datas de final de Abril na agenda!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário