sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dia da Arqueologia no Museu Nacional de Arqueologia


No dia 24 de julho o Museu Nacional de Arqueologia associa-se novamente à celebração do Dia da Arqueologia, evento que conta na organização o Projecto ESTELA, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Direcção Geral do Património Cultural e o Projecto EUROVISION.
 

Esta celebração pretende revelar o trabalho realizado em arqueologia e o dia-a-dia da profissão de arqueólogo, contribuindo para que o público compreenda melhor a relevância e importância da arqueologia nos dias de hoje, na protecção do nosso passado e no conhecimento dos nossos futuros. A iniciativa é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada nesta ciência.

 
As actividades são gratuitas e iniciam-se pelas 15h com uma visita guiada às exposições “Quem nos escreve desde a Serra” e “Exposição evocativa de "A I Idade do Ferro no Sul de Portugal: Epigrafia e Cultura". 35 anos, 1980-2015”, visita que se repete pelas 17h30.
 

Entre ambas podem ser realizadas em qualquer altura as actividades infanto-juvenis como Cada estela, uma tela”, onde depois de uma explicação sobre o que são as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, se pode usar os signos da escrita e fazer a sua equivalência com as letras do seu nome ou palavras que se queira escrever. Podem-se ainda realizar jogos de memória e de correspondências relacionados com esta temática.
 

No final do dia, pelas 18h, serão apresentadas algumas das experiências digitais desenvolvidas para esta exposição.
 

As comemorações internacionais do “Dia da Arqueologia” contam com o apoio da NEARCH, do Council for British Archaeology, da Archaeology Data Service (ads), do British Museum, e da L–P: Archaeology.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário