terça-feira, 26 de outubro de 2010

XELB 10 – contributos do Projecto ESTELA



Durante a realização do 8º Encontro de Arqueologia do Algarve, teve lugar a apresentação pública no número 10 da revista Xelb. Esta apresenta, como é já tradição, as Actas do Encontro do ano anterior, no qual o Projecto ESTELA esteve presente com uma comunicação e um poster.

Apresentamos o Resumo de ambos os artigos agora publicados.



Projecto ESTELA: Primeiros resultados dos trabalhos nas serras de Mú e Caldeirão

Resumo


No âmbito da investigação promovida pelo Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar (MESA), o projecto ESTELA – Sistematização da Informação das Estelas com Escrita do Sudoeste tem como objectivo sistematizar a informação destes contextos arqueológicos através da sua caracterização, contribuindo para a revisão dos conhecimentos sobre a sociedade que produziu esses monumentos, tentando compreender as directas relações entre espaço habitacional, o mundo funerário e as inscrições.

Na revisão da contextualização histórica das estelas com Escrita do Sudoeste a importância da região Algarvia neste fenómeno surge a vários níveis. Por ter sido precisamente um dos primeiros locais, no actual território português, onde estes monumentos foram identificados em associação directa a contextos arqueológicos conhecidos; e por participar na fronteira diluída entre o Algarve e o Alentejo, da Serra de Mú e do Caldeirão num importante conjunto localizado nos actuais limites dos concelhos de Almodôvar, Loulé e Silves. A centralidade deste conjunto na dispersão das estelas epigrafadas no Sul de Portugal não será displicente, como a associação desse conjunto de estelas a importantes cursos de água que funcionam como pontos-chave no território: a Oeste, nas Ribeiras da Azilheira e Odelouca, e a Este, em torno das Ribeiras do Vascanito e do Vascão.



Projecto ESTELA: o arranque do S.I.SO

Resumo


O Sistema de Informação para o Sudoeste (S.I.SO) é uma componente essencial do projecto ESTELA. Um dos objectivos principais deste projecto é a sistematização da informação das Estelas com Escrita do Sudoeste e da caracterização dos seus contextos arqueológicos e territórios de proveniência, no âmbito de um espaço geográfico cujo principal epicentro abrange as Serras de Mú e do Caldeirão. Como base de consolidação da informação existente à data - bem como da que se pretende recolher durante o tempo de vida do projecto - definiu-se como produto do ESTELA um sistema de informação que funcionasse como charneira tecnológica na agregação dos dados e sua posterior transformação em informação através de ferramentas de análise, nomeadamente, espacial. Pretende-se apresentar os passos iniciais de definição e arranque do sistema de informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário