sexta-feira, 12 de novembro de 2010

V Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular: programa



aqui anteriormente noticiámos a participação do Projecto ESTELA no V Encontro de Arqueologia do Sudoeste, em Almodôvar entre os dias 18 e 20 de Novembro, que conta com a apresentação de duas comunicações e um poster, conforme Resumos:


Projecto Estela: O Território da Escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro na actual região de Almodôvar.
(Samuel Melro e Pedro Barros) [comunicação]

Resumo:

Desde 2008 que o Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar (MESA), promove o desenvolvimento do Projecto Estela: Sistematização da Informação das Estelas com Escrita do Sudoeste, reflectindo a preocupação por parte da Câmara Municipal de Almodôvar em valorizar um património arqueológico, do qual o concelho é, de certa forma, o epicentro. Através da caracterização dos contextos arqueológicos (apoiada em reconhecimentos no terreno, no estudo de colecções e na documentação de museus) coligiram-se dados para a revisão dos conhecimentos sobre uma sociedade que produziu esses monumentos.

A sistematização de toda esta informação, permite tentar compreender as directas relações entre espaço habitacional, o mundo funerário e as inscrições. Possibilita ainda reflectir sobre o problema chave da ausência de contextos seguros da proveniência das estelas, facto que tem impossibilitado de responder de forma clara e definitiva à pergunta quando foram feitas e onde estavam estas efectivamente colocadas.

Resulta assim que, a par da discussão dos modelos explicativos da usualmente chamada I Idade do Ferro, é ainda objecto de debate o problema da sua cronologia perspectivado a dois níveis em evidente desequilíbrio: a componente epigráfica e linguística e a componente arqueológica. Uma vez constatado o reiterado cariz de reutilizações tardias, isto é da relação secundária das estelas com as necrópoles, verifica-se um desencontro temporal entre a cultura material conhecida no registo arqueológico, essencialmente a partir do século VI a.C., e uma cronologia linguística mais recuada atribuída à Escrita do Sudoeste.

Pretende-se apresentar o balanço e resultados do Projecto Estela, contribuir para o conhecimento das principais problemáticas em torno deste tema e fornecer mais dados para a explicação desta importante manifestação cultural.


Notícia preliminar de uma nova estela com escrita do Sudoeste, proveniente da Herdade do Monte Gordo (Almodôvar).
(Amílcar Guerra, Rui Cortes, Pedro Barros, Samuel Melro) [comunicação]

Resumo:

A abertura, ainda relativamente recente, do Museu da Escrita do Sudoeste, em Almodôvar, para além de dar a conhecer à comunidade o património que lhe pertence, abre caminho a que as populações estejam mais atentas e reconheçam com mais facilidade os bens arqueológicos que observaram nesta unidade museológica, avaliando melhor o seu valor patrimonial. Deste modo, não se torna surpreendente que se tenha identificado mais um monumento epigrafado, do qual que se dá agora uma descrição sumária. O achado registou-se na Herdade do Monte Gordo, freguesia de Rosário (Almodôvar) e vem enriquecer o já rico repertório proveniente deste concelho. De uma forma geral a estela encontra-se bem conservada, mantendo-se em muito bom estado quase todo o seu campo epigráfico. Nele se inscreveu um texto relativamente extenso, que apresenta algumas particularidades interessantes e que constituirá certamente um contributo relevante para o corpus textual associado a esta manifestação escrita.

Apontamentos da Pré-história no concelho de Almodôvar.
(Artur Rocha, Samuel Melro, Pedro Barros, Rui Cortes) [poster]

Resumo:

Os trabalhos de prospecção desenvolvidos na década de 90 por Rui Cortes no âmbito da Carta Arqueológica do Concelho de Almodôvar e mais recentemente no âmbito do Projecto Estela contribuíram para identificar e sistematizar um conjunto de vestígios da Pré-História deste concelho.

Apesar de se encontrarem insuficientemente conhecidos, e do seu deteriorado grau de conservação, os sítios identificados caracterizam-se essencialmente por serem monumentos funerários. Algumas das suas características, permitem considerações comparativas entre os conjuntos megalíticos contíguos, nomeadamente os do Alto Sado e Alto Mira, mas com imediato particularismo como uma manifestação serrana, os situados no sotavento algarvio, nomeadamente do Alto Algarve Oriental e eventualmente uma associação com os monumentos do Barlavento algarvio.

Destaca-se assim o conjunto de tholoi do Canafixal e um conjunto diversificado de monumentos megalíticos piriformes, que terão continuidade e associações na arquitectura tumular ao longo da proto-história e que marcam a paisagem da Serra do Caldeirão.




Para além desta participação dos membros do Projecto estão previstas outras comunicações associadas a trabalhos desenvolvidos em Almodôvar (ver programa). Informações/Inscrições através do site da Câmara Municipal de Almodôvar.

Sem comentários:

Enviar um comentário