quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Prospecções no concelho de Loulé



Desde os inícios de Novembro que decorrem os trabalhos do projecto ESTELA (novas prospecções arqueológicas e sistematização da informação arqueológica), no Concelho de Loulé. A área incide nas zonas serranas deste concelho (Ameixial, Salir, Querença, Tôr e Alte) onde as informações até aqui sistematizadas por Caetano de Mello Beirão constatavam já da importância das linhas de água nos limites norte do Algarve e em particular do concelho de Loulé (Beirão, 1986; Correia, 1997).


Estela de Viameiro (Museu de Loulé)


Essa concentração – oposta ao conjunto do Algarve ocidental dado a conhecer por Estácio da Veiga em Bensafrim – contempla por um lado o conjunto na vizinhança de Salir (Barradas, Viameiro e Alagoas), mas é sobretudo assinalado em torno do Ameixial (Azinhal dos Mouros, Vale dos Vermelhos, Portela, Corte Pinheiro) (Barros, Melro e Santos, 2010).

Ao facto não é estranho o empenho de Manuel Gomez de Sosa, espanhol então residente no Ameixial nos anos 50/60 (ainda hoje recordado vivamente por Manolo), verdadeiro responsável pela identificação do conjunto de estelas e sítios do Ameixial, Vermelhos, Tavilhão, Azinhal dos Mouros, entre outras. Este entusiasta deu continuidade ao trabalho de José Rosa Madeira (Franco e Viana, 1955), pioneiro da arqueologia do interior do concelho de Loulé, e que chamara já a atenção para a riqueza arqueológica dessa região serrana e em particular da Ribeira do Vascão.

De igual modo já antes o anotara o achado em 1886 de uma cabrinha de bronze no Vascão (Santa Cruz) dado a conhecer por Leite de Vasconcellos (1895) e que pela primeira vez pode ser vista na nova Exposição do MESA.



Estamos de novo nesse meio mundo entre o Alentejo e o Algarve, desde a Ribeira de Odelouca à Ribeira do Vascão. Na Serra.

Bibliografia:

BEIRÃO, C. de M. (1986) – Une civilization protohistorique du Sud du Portugal (1er Age du Fer), Paris, De Boccard.

CORREIA, V. H. (1997): "As necrópoles algarvias da I Idade do Ferro e a Escrita do Sudoeste". In BARATA, F. (coord.): Noventa séculos entre a serra e o mar. Lisboa: 265-279.

FRANCO, M. L., VIANA, A. (1945) – "O espólio arqueológico de José Rosa Madeira", in Brotéria, Lisboa, 41(5), pp. 386-419.

BARROS, P., MELRO, S. e SANTOS, P. J. (2010) – "Projecto ESTELA: primeiros resultados dos trabalhos nas serras de Mú e Caldeirão", Xelb,10, Silves.

VASCONCELLOS, J. L. de (1895) – "Cabrinhas ou bodes de bronze". O Arqueólogo Português, Lisboa, 1ª série, 11, pp. 296-301.

Sem comentários:

Enviar um comentário