terça-feira, 14 de agosto de 2012

Associação Arqueológica do Algarve apoia o Projecto Estela

A Associação Arqueológica do Algarve, com quem se tem colaborado, atribuiu uma bolsa de apoio ao Projecto ESTELA para a concretização de alguns dos seus objectivos, nomeadamente para o estudo das colecções arqueológicas depositadas nos museus, para o estudo laboratorial dos restos osteológicos humanos das cremações da necrópole da Abóboda, e para a conclusão dos trabalhos de prospecção arqueológica nos concelhos de Almodôvar e Loulé.
Os restos humanos da necrópole da Abóboda consistem em deposições secundárias sem recurso a urna, excepto num caso. Após a cremação, os ossos foram directamente sepultados no solo. Apesar da fragmentação elevada, estes ossos ainda encerram em si informações preciosas sobre as práticas funerárias das populações que habitaram a região durante a Idade do Ferro.  
A partir de uma análise dos restos humanos, pretende-se por isso determinar alguns aspectos relacionados com a cremação – a sua intensidade e extensão – e com o perfil biológico dos indivíduos - sexo e idade - que compõem a amostra. Desejavelmente, estes dados permitirão obter informação acerca da mentalidade e prática funerária dos habitantes locais. 
Adoptando uma escala de análise mais alargada, este trabalho contribuirá também para um olhar mais abrangente sobre o conjunto de populações que partilharam a mesma cronologia e a mesma geografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário