terça-feira, 1 de julho de 2014

Terceira campanha de escavação na Portela da Arca (Almodôvar)




Depois de um início em 2012 e de ampliações em 2013, durante o próximo mês voltamos ao “monte” da Portela da Arca, no âmbito do “Projecto ESTELA: investigação em torno da escrita do Sudoeste”.
 
Assim, continuam presentes os objectivos iniciais que motivaram a intervenção neste sítio arqueológico, nomeadamente: recolher materiais arqueológicos de forma a obter uma leitura crono-cultural e evolução diacrónica mais exacta do sítio; juntar mais informação que permita uma comparação com outros locais arqueológicos relacionados; identificar as soluções arquitectónicas; perceber as influências culturais a que estava sujeito e compreender a sua articulação com as necrópoles existentes na área.

 

Desta forma, pretende-se compreender melhor alguns dos limites dos ambientes e compartimentos identificados, concluir os trabalhos nesses locais e alargar a área de escavação de forma a perceber a evolução do sítio e obter uma organização arquitectónica mais correcta do “monte” esclarecendo se apresenta as habituais soluções para estas ocupações.

 

O “monte” de Portela da Arca inscreve-se num mundo rural que partilha as influências mediterrânicas que operaram significativas alterações culturais nesta época e a que a escrita do Sudoeste é um corolário e reflexo. Os dados agora existentes apontam que a última ocupação do sítio, em torno do séc. VI / IV a.C. e estará associada às comunidades que reutilizam as estelas nas suas necrópoles. Espera-se assim que estes trabalhos contribuam para o conhecimento da Idade do Ferro nesta área central do fenómeno da escrita do Sudoeste.
 
Tal como em 2012 e 2013, os trabalhos arqueológicos e os resultados obtidos serão ilustrados diariamente.
 
Estes acontecem com o apoio logístico da Câmara Municipal de Almodôvar e com a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário