segunda-feira, 28 de julho de 2014

Visita ao “monte” da Portela da Arca (Almodôvar)


Depois de uma ampla divulgação pretendendo quer a divulgação da escavação arqueológica, quer objectivos de educação patrimonial, no final da semana passada a visita à Portela da Arca contou com a participação de cerca de 30 participantes, entre uma forte afluência local e alguns visitantes vindos de paragens mais longínquas.
 
 


A troca de conhecimento em torno deste “monte” da Idade do Ferro cedo se cruzou com as memórias do outrora denso povoamento da zona das Antas e Foros – onde se localiza o sítio arqueológico – assim como alguns dos aspectos que compõem a sua arquitectura, como seja o erguer de boas paredes de um monte, a boa terra utilizada nalgumas das estruturas ou das particularidades e curiosidades do que teriam sido os motivos á mais de 2500 anos atrás de aqui se erguer um monte agora alentejano. E de como boa parte desses motivos ainda hoje fazerem todo o sentido.




 
Durante a visita sentiu-se que a partilha do trabalho realizado com os vizinhos, as gentes de Gomes Aires, os amáveis proprietários do Montinho das Antas, os curiosos e interessados pelos trabalhos do Projecto ESTELA foi proveitosa, como agradável e compensadora foi a sua presença e a quem agradecemos.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário