quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Inauguração da exposição “Coleção de Arqueologia José Rosa Madeira: de volta a um passado”



No dia 2 de Outubro, pelas 18h30m, vai ser inaugurada no Museu Municipal de Faro a exposição “Coleção de Arqueologia José Rosa Madeira: de volta a um passado”, organizada pela equipa do Museu Municipal de Faro, com comissão científica da Universidade do Algarve e Projecto ESTELA.

Dedicada ao investigador louletano José Rosa Madeira, nascido no Ameixial (Loulé) em 1890, incide sobre uma colecção composta por cerca de 90 objectos, maioritariamente peças arqueológicas, desde a pré-história recente até à época moderna (para além de algumas peças etnográficas e “obras” da natureza). Postumamente entregue ao Museu Municipal de Faro, é considerada como uma das mais importantes colecções desta unidade museológica, sendo reflexo das temporadas que este entusiasta passava no Ameixial e na “serra”.

Das peças já publicadas por Mário Lyster Franco e Abel Viana em 1945, destacam-se os quatro machados de bronze, as três estelas com escrita do Sudoeste, outras tantas contas de colar oculadas de pasta vítrea que encontrou, recebeu ou mesmo comprou.
 
A colecção, “resultado do amor de um homem pela sua terra e a paixão pelas suas origens”, ficará patente até 4 de Outubro de 2015.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário