terça-feira, 25 de novembro de 2014

A estela da Abóbada foi escolhida para o “Young Scenographers Contest”


 
O EuroVision: Museums Exhibiting Europe (EMEE) está  a promover o “Young Scenographers Contest”, intitulado: «One Object – Many Visions – EuroVisions».
 
O EMEE é um projecto para o desenvolvimento dos museus nacionais e regionais da Europa, financiado pelo Programa Cultura da Comissão Europeia. Pretende criar abordagens inovadoras e interdisciplinares para os museus reinterpretarem os seus objectos no contexto da história da Europa.
 
O Projecto ESTELA é um dos parceiros do Museu Nacional de Arqueologia, na sequência da colaboração iniciada durante as Jornadas Europeias do Património.
 
Assim, promove o EMEE o “Young Scenographers Contest”, um concurso internacional de design interdisciplinar com o objectivo de envolver os jovens designers a criar ideias inovadoras e criativas. Pretende que se concebam novas ideias e se desenvolvam conceitos diferentes para expor os objectos museológicos, seja através de novos meios de apresentação ou de novos enquadramentos cenográficos, criando assim distintas abordagens e permitindo a fruição destes bens arqueológicos, numa perspectiva multidisciplinar e estimulante para as futuras gerações e dando-lhe ainda uma memória europeia colectiva.
 
Foram escolhidos pelas 8 instituições europeias participantes 22 objectos. Do Museu Nacional de Arqueologia (representante nacional) foram escolhidas 4 peças, sendo que uma delas é a estela com escrita do sudoeste da Abóbada, a par de um vaso campaniforme, uma lucerna de terra sigillata e um candil.
 
O registo para integrar o concurso termina a 28 de Novembro, mas para mais informações sobre como participar, os prémios, as datas de submissão de propostas, entre outras informações, pode visitar a página de internet do Young Scenographers Contest.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário