segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Castro dos Ratinhos e as Cerâmicas da Azougada

Na próxima quarta-feira, dia 15 (pelas 18.30), tem lugar, na Câmara Municipal de Moura, o lançamento daquelas que podemos já referir como duas referências obrigatórias para a proto-história do Sudoeste Peninsular e dignamente editadas pelo Museu Nacional de Arqueologia como suplementos d’O Arqueólogo Português.

Desde logo "O Castro dos Ratinhos (Barragem do Alqueva, Moura). Escavações num povoado proto-histórico do Guadiana, 2004-2007", de Luis Berrocal-Rangel e António Carlos Silva, autores que têm dado importantes contributos à arqueologia peninsular, e em particular à Idade do Ferro.

E por fim, é lançado "Um conjunto cerâmico da Azougada. Em torno da Idade do Ferro Pós-Orientalizante da margem esquerda do Baixo Guadiana", de Ana Sofia Tamissa Antunes.

Não podemos deixar de destacar por um lado, nesta obra, o capítulo de Ana Sofia Antunes – "Testemunhos de literacia na margem esquerda do Baixo Guadiana: os grafitos" (p. 429-436) – abordando os grafitos associados à escrita do Sudoeste nas peças cerâmicas da Azougada. E por outro a colaboração dada ao Projecto ESTELA, nomeadamente com a cedência de conteúdos sobre algumas dessas peças que se encontram na recentemente inaugurada exposição Vida e Morte na Idade do Ferro do MESA em Almodôvar [exposição e inauguração e montagem].


A apresentação dos livros estará a cargo de Carlos Fabião, numa sessão que contará ainda com a presença de Luís Raposo. As publicações são editadas pelo Museu Nacional de Arqueologia e têm o apoio da Câmara Municipal de Moura, da Direcção Regional da Cultura do Alentejo e da EDIA, S.A..

1 comentário:

  1. Não me sabe dizer o preço das obras ou se no lançamento estarão disponiveis gratuitamente?

    ResponderEliminar